Caldo de Legumes Caseiro - Basics #2
Sabem aquelas receitas que falam sempre de Caldo de Legumes? Eu, como não gosto nada de caldos knorr e outras coisas que tais, usava sempre água em vez do tão falado caldo... Mas também é verdade que ficava sempre a pensar qual seria o resultado se tivesse realmente usado o caldo de legumes. Assim, depois de mil e uma receitas "aldrabadas", lá pus finalmente mãos à obra e fiz o meu, caseirinho, saboroso e sem nenhum ingrediente daqueles que nem conseguimos pronunciar o nome.
E a melhor parte é que não dá trabalho nenhum e podemos congelar em cubinhos para ter sempre à mão. É tudo feito com com aquelas partes dos legumes que normalmente não utilizamos, os talos, as folhas mais rijas e até mesmo as cascas. Aqui no Passe Vite não se deita nada fora e eu adoro!
Não há assim uma receita fixa. Eu normalmente aproveito as sobras da sopa semanal, que cá por casa é feita ao Domingo, e junto algum outro legume e ervas aromáticas que tenha para enriquecer o caldo.
Mais um básico Passe Vite, daqueles que não podem faltar na cozinha de qualquer aventureiro que se preze!
Ingredientes
2 litros de Água
folhas verdes de um Alho Françês
talos de 3 folhas de Couve Portuguesa
cascas de 1 Cebola
4 dentes de Alho
1/2 Cenoura
1/4 de Pimento Vermelho
3 folhas de Louro
1 raminho de Salsa, Tomilho e Coentros (ou outras quaisquer ervas que tenham)
Azeite
Sal Marinho
Pimenta Preta moída na hora
Preparação
Lavar bem todos os ingredientes e cortá-los grosseiramente.
Colocar tudo num tacho grande juntamente com a água, um fio de azeite e um pouco de sal e pimenta preta (cuidado para não temperar muito, depois pode alterar muito o tempero da receita em que se usa o caldo).
Deixar levantar fervura, baixar o lume e deixar cozinhar por 45 minutos.
Coar o caldo e deixar arrefecer.
Deitar em frascos esterilizados ou em forminhas de gelo.
No frigorífico dura uma semana e no congelador cerca de 3 meses.