Entre Abril e Outubro e todos os segundos sábados de cada mês o Quebra Costas enche-se de gente, cores, sabores e música... Uma das melhores iniciativas de Coimbra, o Mercado Quebra Costas começou como um pequeno mercadinho de artesanato urbano e artigos vintage mas com o passar dos anos foi crescendo, tornando-se numa verdadeira atracção turística e cultural com concertos, performances, contos...
Sempre adorei lá ir mas nunca imaginei que um dia lá ia ter a minha banquinha. Até este sábado que passou, em que finalmente levei o Passe Vite para a rua e tive um dos dias mais fantásticos de sempre! Estava à espera dele desde Abril... O S. Pedro andava muito mal humorado, encomendou chuva para quase todos os sábados dos últimos tempos e a primeira edição do Mercado em 2012 ia sendo sempre adiada... Mas para este sábado estava decidido, fizesse chuva ou fizesse sol, todos os caminhos iam dar ao Quebra!
E assim foi. Uma estreia deliciosa, com algumas peripécias e um ou outro erro de principiante, mas que me deixou de alma cheia e com muita vontade de repetir a dose!
Como já tinha toda a parte da logística planeada, afinal ainda foram uns meses à espera, sexta-feira esteve reservada para os meus tachos. Foi um longo dia, que só terminou perto da 1 da manhã, em que a cozinha esteve ao rubro e a cozinheira atarefada como nunca! Tenho de admitir que houve alturas em que pensei que não ia conseguir, mas aquela maravilhosa sensação de estar a fazer o que mais gosto não me deixou desistir e entre algum caos culinário lá me mantive firme no meu posto.
O sábado começou bem cedinho, para finalizar os últimos preparativos e ainda se sentia o fresco da manhã quando saí de casa completamente eléctrica e com os sacos cheios de coisas boas. A banquinha do Passe Vite ia servir Hambúrgueres de Tofu com Batata Doce, Folhadinhos Mediterrânicos, Muffins de Iogurte com Limão e Sementes de Papoila , Pie Pops de Morango e de Pêssego (que desta vez não quiseram ficar nos pauzinhos e acabaram por ser oferecidas), Sangria Silvestre de Vinho Rosé e Limonada de Limas com Gengibre e Hortelã. Uma ementa deliciosamente verde, com algumas opções vegan, com que eu esperava mostrar a todos como é tão bom ser vegetariano.
Banca montada e vestida a rigor com manjerico e tudo, era tempo de relaxar um bocadinho e esperar o meu primeiro freguês! E que emoção, quando ele chegou... Descrever as minhas iguarias, ajudar a escolher e ver aquele sorriso de satisfação! Só por aquele momento valeu todo o esforço!
Os réis da banquinha foram sem dúvida os Hambúrgueres, servidos num pãozinho de azeitonas e sêsamo com alface frisada temperada, que desapareceram à velocidade da luz! Ah! E a Sangria, claro, que é sempre um sucesso para onde quer que vá!
Vim para casa de sacos vazios, não sobrou nem uma migalhinha, e apesar de cansada trazia o coração bem cheio e um sorriso estampado de quem tinha concretizado um sonho!
Assim se passou um maravilhoso dia de Mercado Quebra Costas, cheio de gente, cores, sabores e música... com direito a um casamento e tudo!
Um obrigada do tamanho do mundo ao Rui e à Sara pela preciosa ajuda com a logística, sem vocês tinha sido impossível! E não posso deixar de dizer como foi bom ter tantas caras amigas a visitarem a banquinha. Obrigada a todos pela força!