Esparguete com Molho de Beterraba Assada


O meu caso de amor com a beterraba não é segredo para ninguém, mas só aqui entre nós, parece que a coisa é para durar! Ando completamente rendida ao seu sabor robusto e ao mesmo tempo doce e perco-me com os tons dignos de qualquer jóia preciosa. Uma paixão assolapada é o que é!

E também não é para menos. É que estas pequenas jóias comestíveis são verdadeiras bombas nutritivas. Estão carregadas de poderosos antioxidantes, entre os quais a betaína, o pigmento que as pinta de aquele fúscia intenso, que nos ajudam a prevenir acidentes cardiovasculares e o aparecimento de doenças como o cancro. É muito rica em nitratos que ajudam a baixar a pressão arterial e melhorar a circulação sanguínea e em fibras solúveis que combatem o mau colestrol. Tem altos níveis de ácido fólico, super importante para o crescimento normal dos tecidos e essencial para o bom desenvolvimento da espinha dorsal dos bebés enquanto estão na barriga da mãe, e de ferro, óptimo para prevenir anemias e combater a fadiga. Contém sílica mineral que ajuda o organismo a utilizar o cálcio que ingerimos, prevenindo a osteoporose, e muitos outros sais mineiras como o potássio e magnésio fazendo com que os nossos músculos trabalhem melhor. A beterraba é também conhecida pelas suas propriedades desentoxicantes que purificam o sangue e protegem o fígado, sendo muito utilizada em tratamentos oncológicos pois ajuda os pacientes a suportarem melhor os efeitos secundários. Enfim... uma super raiz!

Assim, seja crua, ralada, em sumos, nos bolos, assada ou cozida...  

Just Beet It!!


Esta massinha já percorreu um longo percurso antes de chegar ao Passe Vite. Veio daqui, passou por aqui e aqui até que finalmente me resolvi a experimentá-la. E deixem-me que vos diga, tem sido um verdadeiro clássico! Super reconfortante e bem rápida depois de termos a beterraba assada... Será que se pode dizer fast-slow-food?


Ingredientes (2 pessoas)

200g de esparguete integral
200g de feijão branco cozido
5 nozes ligeiramente tostadas
2 colheres de sopa de sumo de limão
1 beterraba grande
3 dentes de alho
3 colheres de sopa de vinagre balsâmico
1 colher de sopa de azeite
Sal marinho
Pimenta preta moída na hora
Tomilho fresco
Pimenta caiena (para servir)
Requeijão (opcional)

Preparação

Ligar o forno para ir aquecendo.
Descascar e cortar as beterrabas em pedaços mais ou menos iguais.
Colocar os pedaços de beterraba no centro de uma folha de papel vegetal, juntamente com os dentes de alho e o tomilho e temperar com o sal e pimenta.
Dobrar as pontas da folha de maneira a fazer um embrulho e antes de fechar regar com o azeite e o vinagre balsâmico.
Levar ao forno cerca de 30 minutos.
Entretanto encher um tacho fundo com água temperada com sal e um fio de azeite e deixar levantar fervura para colocar o esparguete a cozer.
Colocar a beterraba assada, juntamente com os alhos e o molho do assado num processador de comida.
Acrescentar o feijão branco, as nozes, um fio de azeite e o sumo de limão e misturar até se obter um puré macio.
Verificar a cozedura do esparguete, e se estiver no ponto escorrer a água reservando um pouco.
Voltar a colocar o esparguete no tacho, juntar o puré de beterraba e envolver.
Juntar um pouco de água da cozedura se necessário e verificar os temperos.
Servir com uma colherada de requeijão (no caso de usarem) salpicado com algumas nozes tostadas e grosseiramente picadas, umas folhinhas de tomilho e uma pitada de pimenta caiena.


Fontes daqui e daqui